+351 232 459 077 - Chamada para a Rede Fixa Nacional   |  juntafreguesiacampo@hotmail.com

  • VTEM Image Show
  • VTEM Image Show
  • VTEM Image Show
  • VTEM Image Show
  • VTEM Image Show

ROTA DOS PRESÉPIOS 2022
A Magia do Natal chega à Freguesia do Campo este ano representada por um grande arranjo de Natal bem costumeiro nesta época festiva nas nossas mesas, à volta das quais se reúnem as Famílias num verdadeiro espírito de partilha.
Construído com materiais reciclados, peças sem utilidade e pequenos ramos de árvores e arbustos, enquadra o Presépio em três grandes bolas de Natal com as principais figuras representadas com cores e padrões coloridos bem diferentes, numa alusão evidente à multiculturalidade do nosso mundo, onde todos temos lugar, mas também o dever de aceitar o outro na sua diversidade.
Um agradecimento muito especial a todos os amigos que o tornaram possível.
Votos de um Santo Natal e um Próspero Ano de 2023.

Eco-Freguesia
A propósito da nossa Eco-Freguesia, apelamos a todos os nossos fregueses a participar na Sondagem Eco-Freguesias XXI - "Quero Viver numa Eco-Freguesia".
Basta clicar neste questionário que pretende auscultar a nossa população relativamente à qualidade do espaço público, limpeza urbana e espaços verdes, além de acolher contributos de melhoria para a Eco-Freguesia do Campo.
Participe! Contamos com as suas sugestões.
https://forms.gle/ccMgsNc2nQW3gtoR8
UMA BOA NOTÍCIA!
Saudamos a conquista bem merecida da Assoc. de Pais das Escolas de Vila Nova e Campo...
Desta foi de vez.
Com empenho tudo se conquista!
Parabéns a todos os que contribuiram em especial à Associação que com este prémio vai concretizar um importante objectivo para as nossas Escolas.
Um bom motivo para todos nos sentirmos gratos!


HOMENAGEM AOS EX-MILITARES DO ULTRAMAR

Este momento importante para a Freguesia que homenageia os filhos destas terras que lutaram pela pátria nas Ex-colónias portuguesas, comemora 30 anos.
Convidamos todos à assistir a Cerimónia junto ao monumento evocativo no próximo domingo.
"Relembrar para nunca esquecer."


ESPETÁCULO DE NARRAÇÃO ORAL

Um momento a não perder, onde muitas histórias da nossa Freguesia são, contadas, narradas, cantadas e encenadas..
Depois do sucesso do ano passado, temos para ver e ouvir um espetáculo ainda mais completo que fala especialmente sobre todos nós!
29 de Julho | Capela da Senhora das Dores | 21.30h


MARCHAS 2022
QUE BEM SE MARCHA NO CAMPO"
A Freguesia do Campo foi aclamada nas Marchas Populares de Viseu...
O esmero do trabalho, o primor no jogo de cores, a elegância dos movimentos, o brilho no olhar e acima de tudo a alegria com que as nossas 2 Marchas encheram o Rossio, deve envaidecer a nossa talentosa comunidade que assume uma dinâmica ímpar no concelho.
Mais uma vez houve unanimidade na apreciação do trabalho intenso destes 2 grupos com as nossas gentes e tantos amigos que partilham connosco a alegria destes momentos únicos.
O Centro Cultural do Campo e a Junta de Freguesia do Campo completam-se na sua diversidade e qualidade inquestionáveis, partilhando e celebrando num são convívio.
Tantas familias que se repartiram pelos 2 grupos e puderam festejar juntos o reconhecimento.
Haverá maior satisfação para os pais que ver os filhos felizes? Sabemos que não!
O nosso reconhecimento ao Município e todos os participantes neste evento que ofereceram muito do seu tempo para levar luz e alegria à nossa Praça do Município!
Todos Somos Campo!
Todos Somos Viseu!
Veja AQUI a galeria de imagens.
MERCADO QUINHENTISTA
Todos os motivos para visitar e desfrutar de um fim de semana em cheio na Freguesia do Campo! 21 e 22 de maio!
Ninguém vai querer perder! Mais informação AQUI.

ENCENAÇÃO DA VIA SACRA

Dois anos depois, a comunidade volta a reunir um enorme grupo de pessoas de todas as idades para marcar uma época cheia de significado com a superior Encenação da Via Sacra, por iniciativa do Grupo Ondas do Campo, Paróquia e apoio da Junta de Freguesia.
Desde a Igreja Matriz ao Monte de Santa Luzia em lugares estratégicos, todos os quadros serão representados com a alma e a emoção que o momento impõe.
15 de Abril, sexta feira Santa, às 21h.
Não deixe de assistir 

AMENTAR AS ALMAS
Depois da inesperada "pausa pandémica", é tempo de voltar a recuperar esta atividade que diz muito da nossa identidade como comunidade e que procura não perder o legado que os nossos antepassado nos deixaram.
Desta vez Bassar "abre portas" a este momento que, como habitualmente, envolve todos os grupos da freguesia e um grupo convidado.
Vale a pena assitir...

MAIS FORTES EM 2023
O Carnaval possível este ano procurou apenas relembrar que para o próximo ano voltaremos com o nosso grande Desfile com todos e com a animação que se exige.
Agradecemos aos amigos da Comissão de Máscaras de Moure de Madalena, ao Sr. Manuel Marques pela preciosa cedência da carrinha e ao Diogo Figueiredo pela animação musical...
Apenas um apontamento carnavalesco que percorreu as principais ruas da freguesia transportando também a esperança que dentro em breve voltaremos à desejada normalidade!
Bom Carnaval!!!
SOLIDARIEDADE COM O POVO UCRANIANO
Numa iniciativa conjunta de várias entidades e instituições, sentimos que também podemos contribuir... O flagelo da guerra está a atingir milhões de ucranianos que precisam de ajuda.
Está a Junta de Freguesia, também, disponível para receber bens e fazê-los chegar às entidades que os transportarão ao povo ucraniano.
Aqui fica lista das necessidades mais urgentes que nos pode entregar na próxima semana.
Medicamentos e artigos medicinais (primeiros socorros, compressas, pensos, etc.)
- Bens de primeira necessidade não perecíveis (arroz, enlatados, massas, etc.)
- Roupa de criança (várias idades, tamanhos)
- Mantas, cobertores, artigos de higiene pessoal
"A solidariedade é o combustível que pode mudar o mundo"
Ajude-nos a ajudar.

MERCADO QUINHENTISTA
Vamos voltar a ter Mercado Quinhentista na nossa Freguesia.
Num desejado regresso à normalidade estamos a preparar e reedição do bem sucedido Mercado Quinhentista de que todos bem se lembram e que ocorreram nos últimos anos.
Fica a data, 21 e 22 de maio de 2022, dentro em breve daremos mais pormenores!

ROTA DO QUARTZO HOMOLOGADA
A nossa Rota do Quartzo foi recentemente homologada pela Federação de Campismo e Montanhismo. Um reconhecimento que nos orgulha e evidencia as características únicas desta rota tão diversificada e rica. Entre belas veredas rodeadas de verde, riachos, fontanários, espigueiros, montes e vales naturais, serpenteia este percurso encantador que tão bem nos representa e arrebata quem o percorre, em todas as estações do ano!
Mais notícias AQUI.

MENSAGEM DE NATAL

A nossa comunidade tem uma ligação muito especial a esta época festiva, procurando vivê-la com profunda convicção e relembrando que a Família é a essência da nossa herança histórica. 

Mesmo que envolvidos num período menos auspicioso para todos nós,  em consequência duma pandemia  que teima em não desvanecer de forma consistente,  continua a fazer todo o sentido alimentar o Espírito de Natal. Esse Espírito em que devemos cultivar a paz, o amor ao próximo e a generosidade. Amar sem medo e deixar ser amado é  a melhor forma de alcançar o verdadeiro Espírito de Natal.

Quem respeita o próximo empresta os seus valores às pessoas e torna o mundo um lugar melhor.

Dentro de todas as limitações que conhecemos e na esperança que o bom senso impere, na salvaguarda da saúde de todos, o Executivo deseja aos concidadãos, BOAS FESTAS, acima de tudo com muita saúde.

ROTA DOS PRESÉPIOS 2021

Ainda que persista um tempo com uma pandemia no centro das nossas preocupações, não deixámos de criar o habitual Presépio que representará a Freguesia do Campo na Rota dos Presépios promovido pelo Município.

Mais uma vez utilizando exclusivamente materiais destinados à reciclagem ou reutilizáveis, tem como base uma Estrela de grandes dimensões, como símbolo de esperança,  renascimento e luz, tão a propósito do período que vivemos. Com as principais figuras do presépio no centro da estrutura, o conjunto assume de uma forma graciosa e elegante um vislumbre de serenidade. 

Encontra-se instalado no Largo da Junta de Freguesia e deve, preferencialmente, ser contemplado à noite.

Boas Festas!


Mais notícias AQUI.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2021
Já iniciaram as votações.
Vote até 18 de Julho.
Basta clicar AQUI e votar, ou através de SMS para o numero 4343: OPV(espaço)13
A Freguesia do Campo defende a concretização do projeto nº 13.
No Campo vamos tornar realidade o JARDIM DA ÁGUA, como forma de evocar, recuperar e dar visibilidade a um elemento tão essencial e tão rico na nossa região. Um grupo de cidadãos propôs e naturalmente apoiamos.
Pretende ser um ponto de interesse e acima de tudo um local muito pedagógico para as famílias e comunidades escolares que neste projeto podem ver bem representada a importância e uma parte significativa do ciclo da água. Um jardim diferente para disfrutar e aprender.
SOMOS ECO-FREGUESIA XXI!
Recebemos com enorme entusiasmo e satisfação a confirmação do prestigiado reconhecimento de que a Freguesia do Campo...é uma Eco-FreguesiaXXI!
Um trabalho longo, empenhado e consciente que ao culminar neste galardão simboliza, acima de tudo, que o futuro prepara-se todos os dias e com todos!
Uma responsabilidade que como comunidade devemos abraçar e que o orgulho do título nos estimule a fazer mais e melhor pelo meio ambiente, pelo património e pelos outros.
Mais uma Missão cumprida com sucesso que faz do Campo um freguesia diferente e sempre na vanguarda!
Um agradecimento especial ao amigo Paulo Cardoso que foi incansável neste propósito e muito nos incetivou e colaborou neste projeto!
Um bem-haja à ABAE pelo apoio e os nossos parabéns pelo trabalho notável que desenvolvem em nome de um mundo melhor.
Estamos orgulhosos e por isso preparámos uma canção exclusivamente para esta vitória coletiva que evoca as belezas que nos rodeiam e o amor que nos une a estas terras!
Veja aqui o video.

VARRER A FLORESTA
Foi muito produtiva esta iniciativa que reuniu cerca de 35 pessoas preocupadas com o meio ambiente e muito empenhadas em fazer mais pela mancha verde que nos rodeia, mais concretamente ajudar a eliminar o lixo do Monte de Santa Luzia.
Foram sensivelmente 2 horas intensas de recolha responsável por pessoas de todas as idades e muito atentas ao futuro do nosso planeta. Vestindo a pele de uma Eco-Freguesia, que se quer cada vez mais ecológica e verde, o Campo vai fazendo o seu percurso de sustentabilidade, preservando o meio ambiente e o que ele pode oferecer em consonância com a qualidade de vida das populações.
Foi um gesto altruísta e generoso de um grupo de pessoas que se juntou a nós nesta missão...
Mais de 300 kg de lixo de todo o género foi recolhido e devidamente separado...
Um sincero agradecimento por todo o apoio logístico do Município nesta tarefa, que muito bem se fez representar pela Vereadora Dra. Ermelinda Afonso que nos acompanhou ao longo de toda a manhã nesta missão. Também à Associação Trevo agradecemos a presença e acompanhamento.
Agradecemos ao Grupo Peixoto que em parceria também se associou à iniciativa trazendo as suas "misses" para o terreno, dando um excelente exemplo de cidadania.
Um agradecimento especial ao nosso amigo e colaborador Paulo Cardoso e à Mrs. Viseu Ryta Almeida que abraçou connosco este projecto "verde".
Um enorme bem haja a todos! Valeu a pena!

 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2021

Já iniciaram as votações.
Vote até 18 de Julho.
Basta clicar AQUI e votar, ou através de SMS para o numero 4343: OPV(espaço)13
A Freguesia do Campo defende a concretização do projeto nº 13.
No Campo vamos tornar realidade o JARDIM DA ÁGUA, como forma de evocar, recuperar e dar visibilidade a um elemento tão essencial e tão rico na nossa região. Um grupo de cidadãos propôs e naturalmente apoiamos.
Pretende ser um ponto de interesse e acima de tudo um local muito pedagógico para as famílias e comunidades escolares que neste projeto podem ver bem representada a importância e uma parte significativa do ciclo da água. Um jardim diferente para disfrutar e aprender.
SOMOS ECO-FREGUESIA XXI!
Recebemos com enorme entusiasmo e satisfação a confirmação do prestigiado reconhecimento de que a Freguesia do Campo...é uma Eco-FreguesiaXXI!
Um trabalho longo, empenhado e consciente que ao culminar neste galardão simboliza, acima de tudo, que o futuro prepara-se todos os dias e com todos!
Uma responsabilidade que como comunidade devemos abraçar e que o orgulho do título nos estimule a fazer mais e melhor pelo meio ambiente, pelo património e pelos outros.
Mais uma Missão cumprida com sucesso que faz do Campo um freguesia diferente e sempre na vanguarda!
Um agradecimento especial ao amigo Paulo Cardoso que foi incansável neste propósito e muito nos incetivou e colaborou neste projeto!
Um bem-haja à ABAE pelo apoio e os nossos parabéns pelo trabalho notável que desenvolvem em nome de um mundo melhor.
Estamos orgulhosos e por isso preparámos uma canção exclusivamente para esta vitória coletiva que evoca as belezas que nos rodeiam e o amor que nos une a estas terras!
Veja aqui o video.

VARRER A FLORESTA
Foi muito produtiva esta iniciativa que reuniu cerca de 35 pessoas preocupadas com o meio ambiente e muito empenhadas em fazer mais pela mancha verde que nos rodeia, mais concretamente ajudar a eliminar o lixo do Monte de Santa Luzia.
Foram sensivelmente 2 horas intensas de recolha responsável por pessoas de todas as idades e muito atentas ao futuro do nosso planeta. Vestindo a pele de uma Eco-Freguesia, que se quer cada vez mais ecológica e verde, o Campo vai fazendo o seu percurso de sustentabilidade, preservando o meio ambiente e o que ele pode oferecer em consonância com a qualidade de vida das populações.
Foi um gesto altruísta e generoso de um grupo de pessoas que se juntou a nós nesta missão...
Mais de 300 kg de lixo de todo o género foi recolhido e devidamente separado...
Um sincero agradecimento por todo o apoio logístico do Município nesta tarefa, que muito bem se fez representar pela Vereadora Dra. Ermelinda Afonso que nos acompanhou ao longo de toda a manhã nesta missão. Também à Associação Trevo agradecemos a presença e acompanhamento.
Agradecemos ao Grupo Peixoto que em parceria também se associou à iniciativa trazendo as suas "misses" para o terreno, dando um excelente exemplo de cidadania.
Um agradecimento especial ao nosso amigo e colaborador Paulo Cardoso e à Mrs. Viseu Ryta Almeida que abraçou connosco este projecto "verde".
Um enorme bem haja a todos! Valeu a pena!


NOTA DE PESAR
Assistimos com muito pesar à partida do nosso amigo e ilustre habitante desta Freguesia, o Dr. Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu.
Infelizmente não superou esta batalha contra a doença e deixa-nos de forma inesperada e muito prematura. A vida nem sempre é justa...
O Dr. Almeida Henriques merecia concretizar a seu projecto para Viseu por inteiro e aguardar que o tempo lhe fizesse justiça.
Autarca inteligente e com uma visão moderna, era incansável no desempenho das suas funções, defendendo firmemente as suas convicções, porque sabia muito bem o que era melhor para Viseu... cidade que amava de forma incondicional.
Endereçamos os sentidos pêsames à familia que sempre assinalou como a sua maior obra.
Estamos profundamente tristes. Viseu ficou mais pobre.
Até sempre Presidente!
 
75 ANOS DA E.N. 2
Chegou finalmente à Freguesia do Campo o marco comemorativo dos 75 anos da E. N.2 . Na reentrância do cruzamento que liga ao interior do Campo e a Moure de Madalena, reune as condições ideais para que pessoas de todo o mundo possam fotografar e marcar a sua passagem. Uma boa iniciativa nacional que inclui orgulhosamente a nossa freguesia no mapa destes roteiros que têm cada vez mais adeptos. Vamos agora reabilitar a envoltente ao marco e os 3 marcos de quilómetro que temos no nosso território.
Um bom motivo para potenciar atividades na nossa freguesia com este selo turístico. Fica a dica!
Um agradecimento a todos os que permitiram e associaram a esta mega-promoção de uma das mais longas vias do mundo.

IDENTIFICAÇÃO DE ÁRVORES NO ESPAÇO PÚBLICO
No âmbito da sua candidatura a Eco-Freguesia XXI, a Junta de Freguesia do Campo, arrancou com a identificação de árvores no espaço público.
Um trabalho de informação e de comunicação sobre a importância de proteger o património arbóreo (que é de todos). Dar a conhecer as espécies arbóreas que temos no território é, cada vez mais, importante.
Até nas escolas já foram colocadas algumas. E a curiosidade das crianças foi notória. Para já, foram identificadas 18 árvores, mas, a médio prazo, o objetivo é identificar muitas mais.

       
HOMENAGEM AOS MILITARES
Apesar de todas condicionantes que impediram a realização das comemorações do habitual Dia de Homenagem aos ex-militares da Freguesia do Campo, foi possível com os elementos da comissão organizadora do evento, lembrar nesta data os filhos da nossa terra que pereceram no conflito do ultramar. A colocação de um arranjo floral no monumento, uma coroa no cemitério e umas palavras de circunstância, foram os gestos que marcaram este ano atípico que não permitiu mais.
Os mesmos protagonistas serão responsáveis pelo regresso à normalidade deste evento no próximo ano. Todos temos a esperança que no primeiro domingo de setembro de 2021 a festa será completa e reunirá todos de novo neste momento de homenagem e são convívio.
           
 Mais noticias...              

INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO CIDADÃO DA FREGUESIA

Ontem, dia 5 de junho, a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, inaugurou esta manhã o Espaço Cidadão, criado na sede da Junta de Freguesia.

Os habitantes da nossa freguesia deixam de necessitar de se deslocar à Loja do Cidadão e passam a ter mais um serviço de proximidade. 

102400895 2758687921016148 7822193983655772160 o

 

OFERTA DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO

Agradecemos muito reconhecidos a algumas pessoas que ofereceram e nos fizeram chegar alguns equipamentos de proteção para oferecer às IPSS da nossa freguesia, em especial viseiras e luvas. Também um grupo de cidadãos amigos aceitou o desafio e estão a produzir em casa cerca 800 máscaras descartáveis que vamos a partir de segunda feira oferecer e fazer chegar às instituições que precisam de estar protegidas a todo o momento. Vamos dentro das nossas possibilidades procurando auxiliar estes grupos mais vulneráveis que queremos manter a salvo.
Os equipamentos nunca são demais e toda a ajuda é útil.

Solidariamente é mais fácil vencer este momento.

Protejam-se!

 

ATENDIMENTO NA JUNTA DE FREGUESIA

De acordo com últimas informações sobre a pandemia que também já atinge o nosso país, entedemos uma atitude responsável que o atendimento presencial na junta de freguesia será reduzido ao estritamente necessário, pelo que a sede da junta de freguesia estará encerrada a partir de amanhã à tarde, pelo menos até final de Março, podendo o executivo ser contactado via telefone ou e-mail apenas para assuntos urgentes.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Amanhã serão disponibilizados os telefones para ondem devem ligar em caso de necessidade.

Apelamos ainda a todos que evitem permanecer em lugares públicos e reduzam as saídas de casa ao estritamente necessário.

Agradecemos a compreensão de todos.

Vamos ser responsáveis pelo saúde de todos!

Para vencermos este desafio temos que o levar a sério e agir em conformidade.

Protejam-se e protejam os vossos.

O Presidente da Junta de Freguesia do Campo
Carlos Lima

 

ESCOLA BÁSICA DE MOSELOS COM UMA NOVA SALA DE ESTUDO E BIBLIOTECA

A comunidade escolar de Moselos viu este passado domingo ganhar forma um sonho antigo: a criação de uma sala de estudo e de uma biblioteca para os alunos deste estabelecimento escolar.

Uma iniciativa da Associação de Pais da Escola de Moselos, que decidiu unir esforços para assim fazer nascer, pelos seus próprios meios e com a colaboração da comunidade, este projeto educativo. Passo a passo, a Biblioteca vai aumentando a sua oferta literária, através das receitas angariadas em iniciativas paralelas na Freguesia, como é o caso do Festival de Sopas, que decorreu também nesse domingo.

 

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

É com orgulho redobrado que mais uma vez o Campo ganha um projecto candidato ao Orçamento Participativo e com toda a naturalidade o 1° lugar como o mais votado entre quase 200.
Não é obra do acaso nem meramente circunstancial...É o resultado de um grande trabalho de equipa que soube promover e "vender" muito bem a ideia de que o Monte de Santa Luzia pode ser muito mais que o Museu do Quartzo e um aglomerado de árvores, conferindo-lhe uma dinâmica adaptada aos novos tempos que previligiam os desportos de natureza dando particular atenção às questões ecológicas.
Valeu a pena o esforço que mais uma vez foi compensado.
A todos os grupos formais ou informais que se uniram a este desígnio para munir este pulmão da cidade Viseu de condições previligiadas para as mais diversas áreas do Desporto mesmo às portas da cidade... Muito Obrigado! Vamos fazer tudo para se orgulharem deste investimento para toda a região de Viseu.
Um agradecimento especial ao Cristiano Gonçalves que se empenhou de forma incomensurável em todo o processo!

 

FORNO COMUNITÁRIO

Com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques, foi inaugurado, no dia 20 de outubro, o Forno Comunitário na Associação de Bassar.